terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Souk - Dubai




Um dos passeios imperdíveis de Dubai é visitar o Souk. Separando 1 dia você consegue conhecer tudo, o Creek também e fazer a travessia de Abra.




O souk é uma atração à parte em Dubai. Especialmente porque se concentra em um só lugar muitas pessoas diferentes: os turistas, os estrangeiros que ganham a vida sendo comerciantes e os árabes.

À medida que fui atravessando o Souk ouvia de todos os lados os comerciantes me chamando para olhar suas mercadorias. Aquele sotaque deles falando inglês me marcou, achei engraçado porque TODOS eles tem a mesma estratégia de venda! hahaha

Eles tem mania de chamar as mulheres de "madam" outra particularidade né? Talvez esse costume tenha vindo das árabes que só são chamadas assim. Aliás, dificilmente você verá uma árabe simples. Elas chamam a atenção pela burca e pelas bolsas! Mas isso rende outro post! ;) Rsrs..

Os Souks são bem divididos entre o de tecidos, ouro e especiarias. Lá você encontra de tudo! Aos mais requintados sabores, jóias e tecidos aos mais simples souvenirs.... para todos os bolsos e gostos.




As pessoas que trabalham lá normalmente vem de países como India, Iran, Paquistão, Afeganistão. Você pode até puxar um papo com eles e a maioria não gosta de morar em Dubai. Estão ali por falta de escolha. As famílias geralmente moram no país de origem e eles mandam dinheiro todos os meses.

Dá para ver que é uma vida dura, de muito trabalho e esforço para salários baixos. Muitos sonham em voltar mas com condições melhores.... sem opção, eles acabam ficando em Dubai mesmo.



Um ponto importante sobre o Souk é o poder de barganha. Você tem que fazer todo um teatro (como se não gostasse de nada) para que eles comecem a baixar os preços. Você tem que fingir que vai embora da loja, e achar defeito na mercadoria, fazer cara de paisagem ou cara de que detestou tudo, hahahaha.... (não sinta dó.... eles também fazem o maior teatro e jogo com vc)! é engraçado demais!

Os produtos NUNCA vem com preço. Você pergunta o preço e eles dizem: NO PROBLEM MADAM, no problem e não te falam!!!!!!!!!!!!!! Aí vc demora mais um pouco e vc pergunta de novo. Depois eles falam o preço (super faturado).

Aí começa a brincadeira. Eu dizia: - o que????????????? tá maluco??? isso está muito caro! Imediatamente eles baixam tipo 30% do valor. E vc fica nesse chove não molha até baixar tudo que tem q baixar. Pronto. Chegamos em um acordo. kkk!

Os preços barganhados são bons. Nunca compre de primeira, com o primeiro valor. Eles sabem que nós somos turistas e se aproveitam mesmo! Mas p/ cima de brazuca não!!!!!!!! 



Olha a figurinha que conheci: Ele é Indiano e comerciante! Trabalha no Souk das Especiarias e logo foi falando Português conosco! Eles conhecem de longe os brasileiros!

O cara é muito gente boa! contou todo empolgado que o Michel Teló esteve na sua loja e me mostrou a foto! Ele disse que pediu p/ o Michel cantar uma música mas ele não quis! hahaha... ficou só com a foto mesmo!



Amei a visita ao Souk! Vale a pena conhecer! ;)

Beijos!



Lari

2 comentários:

  1. Adorei o post. Ri muito com a sua descrição de como barganhar... heheheh
    Beijo.
    www.coisasdadeinhah.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Feliz ano novo (atrasado)!!!! rsrsrs
    é engraçado barganhar mesmo... um teatro sem fim! (de ambas as partes, kk)
    bjuuuu

    ResponderExcluir