quinta-feira, 14 de março de 2013

Curiosidades Holandesas!


Separei algumas particularidades da Holanda que só quem vive aqui repara nisso!!! É interessante como um paós pequeno pode ser tãaao diferente culturalmente!
Ir como turista a algum lugar não dá a oportunidade de viver essas situações, kkk! 
Existem, claro, muitas outras mas as que eu lembrei de cara são essas! Tipicamente holandesas... ainda vou fazer posts sobre manias, expressões, culinária bem particulares! =D

Vamos lá:



Quando você vai a casa de algum holandês ele vai dizer: "Wil je iets te drinken?" Você quer beber alguma coisa? Chá, café? e você tem que escolher entre um dos dois... Normalmente o chá já vem pronto e escolhido pelo dono da casa (não é você que escolhe) e geralmente é chá inglês (aquele escuro meio amargo). kkkk

Vem acompanhado com 1 cookie. Isso mesmo! só um!!!! kkkkk! No Brasil fazemos uma mesa exagerada tipo padaria, com bolos, tortas, pães, café a vontade e bla bla bla. Mas aqui não. Você não vai na casa de alguém para ter uma refeição (a não ser que te convidem), você vai para conversar...

Bom, eu super concordo! já entrei fácil nesse esquema e acho mais prático (apesar de que eu deixo o meu convidado escolher seu chá preferido e deixo mais cookies à mesa).



Ahhh sempre. Holandeses sempre opinam sobre tudo. Acho interessante você ter uma idéia de algo. Mas as vezes é bom se silenciar. Aqui eles são sinceros na cara dura e falam coisas que nem queríamos ouvir. Nós brasileiros somos muuuuuito de achar que se dermos uma opinião contrária iremos ofender ou magoar alguém. Aqui não. Ele nunca fingem algo para agradar. Eles falam e pronto. E ninguém se ofende. Todo mundo entende que é simplesmente a opinião da pessoa.

Por ex: comprei dois vestidos lindos para o grupo de dança da igreja (comprei com meu dinheiro, fui na loja e tal..) pois bem. Fui mostrar o tal vestido para a menina holandesa lá na igreja e ela poderia ter dito (ahh Lari, legal... sei lá, qq coisa..!) mas ela foi sincera e disse: não gostei. hahahaha!!! Achei meio estranho, não usaria, não sei talvez usaria com uma calça... Eu fiquei pasma!!!!!!!! Tinha acabado de chegar e fiquei assim, ahm????? ahhaha! 

Mas hoje me acostumei com a sinceridade do povo e acho até bom, ouvir sempre a verdade de alguém é melhor do que a mentirinha "só para agradar né?" ninguém merece! Prefiro assim.



Ponto positivo para eles! Se tem uma coisa que amo é que os holandeses sabem que somos individuais e devemos respeitar também as individualidades do próximo. O que é bom p/ mim pode não ser para você e vice-versa. Por que temos que ser todos iguais e vivermos com ideais e de maneiras iguais para sermos felizes?? Não mesmo!!!!!!!

E isso os holandeses fazem muuuuito bem. Como disse, eles opinam (se vc perguntar) mas respeitam sua decisão. Não se intrometem nas suas escolhas. Não dizem toda hora o que você tem que fazer. (acho isso uma chatisse aguda).

É impossível ser de um país (como eu, do Brasil) e ir para outro completamente diferente (como a Holanda) e não comparar BrasilxHolanda. Não consigo. Por mais que eu tente!

Eu consigo ver que o Brasil (que amo, deixo claro), não é bem assim não... 





Essa é boa: Comprou, não gostou? Leve na loja e escolha: troque por outra mercadoria ou pegue o dinheiro de volta. Simples assim. Você não verá vendedora olhando minuciosamente o produto e com a maior cara de quem comeu e não gostou te dizendo: ok, pode trocar por outra mercadoria. 

Ahh: você também nunca vai entrar em uma loja e 3 vendedoras p/ cima de você dizendo: - quer ajuda? - aproveita essas peças, estão com 50% de desconto - quer dar uma provadinha? - posso ver? (você dentro do provador) - aproveita!!! não quer levar esses óculos também?

Arghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! que irritante!





Eles odeiam dentista! O-D-E-I-A-M! Na verdade é medo mesmo! Por isso a Holanda criou uma lei que todos os holandeses tem que ir ao dentista de 6 em 6 meses. Os caras nem "thcum" para os dentes, "não tão nem aí".


Nunca, nunca nunca!!!! Geralmente é a mulher que serve todos da família e convidados e engana-se quem pensa que os convidados farão honra de dar a primeira garfada. Quando todos estiverem com o prato servido (se vc for o primeiro vai ter q esperar até o último) eles vão dizer um sonoro "IETS MAKKELIJK" (bom apetite) e aí sim, todos juntos irão fazer a refeição. É a maior falta de educação iniciar sem que todos tenham iniciado.


Ohhhh isso é dureza, especialmente quando está aprendendo a língua! Que a pronúncia muda de uma região p/ outra, tudo bem todo mundo sabe. Agora mudar praticamente de língua? kkkk as palavras são bem diferentes de um local para outro! 

Por ex: meu marido trabalha em outra região da Holanda mas vivemos no centro do país. As pronúncias e algumas palavras são diferentes. Como ele convive mais com o povo de lá e eu com o povo de cá, eu não entendo quando os amigos dele falam (quer dizer, eu tenho q me esforçar para entender a pronúncia doida) e acontece com meu marido o mesmo! kkkk


Mania de Holandês. Enviar cartões para tudo: dizer aos amigos que alguém faleceu (no cartão vai a hora do velório e enterro e informações) porque aqui, a pessoa demora 1 semana para ser cremada. No Brasil é de um dia para o outro...

Cartões de Natal, nascimento dos filhos, aniversário. No final do ano mesmo, as casas enchem de cartões, os amigos, vizinhos, colegas de trabalho enviam cartões e você vai acumulando vários! =D
 Sempre que há aniversário, casamento, nascimento eles enfeitam suas casas. Ou com esses bonecos gigantes ou com fitinhas, alguma coisa para todo mundo saber que ali tem alguém comemorando alguma coisa.

Quando a pessoa faz 50 anos é chamado de Abraham (Abraão) e a festa é maior! Bonecão gigante na frente de casa, festa maior para os amigos!



Assim que as mulheres se descobrem grávidas elas são acompanhadas. É comum aqui o parto domiciliar. Mas antes, tudo é preparado. O quarto é adaptado para o parto. O pai participa de tudo! (ele q corta o cordão umbilical =oO ) Há também enfermeiras que passam as semanas com a grávida antes de depois do parto. Elas além de ajudarem a cuidar do bebê, limpam a casa, fazem comida, ou seja, fazem tudo e ensinam para as mães a maneira correta de cuidar do bebê!!!

Mas é claro que muitas dão a luz no hospital (ziekenhuis)!


Tipo assim: andou na faixa de ciclista na contra-mão fique de olho: pode ter uma multa! Se os policiais te pegarem, já era!!!!!

Aqui não é brincadeira. As leis de trânsito funcionam. Não adianta estacionar na vaga de deficientes ou deixar vencer o cartão de estacionamento e achar que "tudo bem"...!


Os Holandeses são extremamente organizados. Essa é uma característica comum e até eu diria uma qualidade. Mas as vezes é demais. Para marcar um "afspraak" (reunião, encontro) eles vão consultar na agenda e anotar bem dieitinho. E estão sempe "druk" (ocupados). As vezes irrita tentar achar uma vaguinha na agenda deles, mas ao mesmo tempo são super mega responsáveis. 

Marcou. Foi!

Não existe essa de marcar e na "hora H " inventar qq desculpa para não cumprir agenda. 
E tenta fazer isso com eles p/ ver? 


É isso!
Algumas curiosidades desse povo tão amado q já mora no coração! hehehe!
Sempre haverá isso: uma cultura sempre tem seus lados bons e ruins, né?

Bjoks!

Lari

4 comentários:

  1. Muito bom! Ótimas dicar para seguirmos!!!

    Te convido a visitar meu blog e a participar do link em que eu divulgo os sorteios de outros blogs:
    http://acessoriopheeno.blogspot.com.br/2013/03/divulgacao-de-sorteios.html

    =)***
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana!!
    Pode deixar que passarei no seu blog!
    Super beijo!!
    Lari

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Passei um tempo na Holanda ano passado e tentei comparar o a Holanda com o Brasil, além nas diferenças sociais, os holandeses não extremamente tolerantes! É muito comum encontrar homossexuais casados, prostitutas com registro profissional, fora que é permitido usar drogas (como maconha) em ambientes abertos (como praças, parques, etc). Acho que se no Brasil, a mesma tolerância (principalmente social) fizesse parte da vida de todas as pessoas, seria um país melhor...

    ResponderExcluir
  4. Te amo!!!! rsrsrs obrigadaaaa, eu precisava muito mesmo de todas essas !curiosidades"!!

    ResponderExcluir